O que é SEO, para que serve e como configurar em meu site?

Você já deve ter ouvido falar e visto em vários lugares na internet a sigla SEO. Mas afinal de contas, o que significa? Para que serve? Como configurar meu site? Como se reproduzem? (brinks, rs). Vamos lá!

O que significa SEO?

Para começo de conversa, você deve saber que SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca, em tradução livre. Basicamente são técnicas utilizadas em sites para serem melhor ranqueados nos mecanismos de buscas, como o GoogleYahoo ou Bing, por exemplo. Quanto melhor forem as estratégias adotadas, mais chances de um site aparecer logo nas primeiras páginas destes sites, e também maior a probabilidade de acessos, ou seja, obtenção de tráfego para o seu site ou blog.

Para que serve?

Como o próprio nome sugere, o trabalho de SEO consiste em otimizar uma página da internet (ou várias) ou blogs, todos estes para buscas orgânicas. Isso pode envolver desde escrever um texto que apresente uma leitura amigável para o usuário (com diversas palavras-chave que sejam relevantes), até a criação de URL’s (endereços das páginas) personalizadas e que também sejam melhoradas. Para explicar de forma bem simplista, o que acontece quando uma página é publicada na Internet é que, para que ela exista em um mecanismo de buscas como o Google, por exemplo, ela precisa ser “rastreada, indexada e lida” e, assim, aparecer em seus resultados de pesquisas realizadas pelos usuários. Para que o Google realize essa leitura ele utiliza “robôs” (também conhecidos pelo nome de crawlers). O SEO funciona como uma técnica que apresenta o site (sobre o que é, suas informações, etc.) para esses crawlers e, dessa forma, um site e todas as suas páginas, passam a ser exibidos nos resultados das pesquisas efetuadas. Quanto melhor a qualidade do SEO aplicado, maior a chance de um site aparecer no topo ou nas primeiras páginas das pesquisas orgânicas, como eu disse anteriormente.

Dica extra: Devido a alta concorrência existente na internet, o seu site ou blog não irá necessariamente aparecer entre os primeiros resultados, mas poderá aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. Quanto melhor for o desenvolvimento das técnicas de SEO, do tráfego que seu site já possua, do certificado SSL que faz do seu site um site seguro (aquele que o Google “adora”), melhor será o seu ranqueamento, e automaticamente, o seu site poderá sim, estar entre os primeiros da lista. Quem não deseja isso, não é verdade?

Por que otimizar um site ou blog?

Particularmente, eu sempre digo que o SEO, acaba transformando um gasto para criar um site ou blog em um investimento, à partir da sua otimização e potencialização, a fim de gerar algum tipo de retorno satisfatório. Um trabalho de SEO bem feito, bem aplicado, busca sempre melhorar os aspectos técnicos de um site (meta-informações, densidade de palavras-chave, estrutura HTML, velocidade de carregamento, quantidade de links, etc.) sempre mantendo o cuidado com a usabilidade do site e de como ela estará contribuindo com a conversão dos visitantes em prospects. Existe uma análise minuciosa sobre a precisão dos comandos (call-to-action) contidos em um site ou blog e em cada uma das suas páginas internas, a condução do usuário a realizar determinadas ações pela organização dos elementos que compõem as páginas, as distrações que o layout pode ocasionar e suas consequências nas possíveis ações do visitante, a clareza e velocidade que a arquitetura de informação oferece ao usuário que busca determinadas informações entre outros estudos. Estes são alguns dos cuidados com um bom trabalho de SEO.

Mas, quais as vantagens de investir em SEO?

A otimização de sites e blogs com a aplicação das técnicas de SEO podem resultar no aumento gradativo nas visitas em seu site ou blog, podendo chegar a números bastante interessantes. Quanto mais pessoas em seu site, além de melhorar o ranqueamento pelos buscadores, você também irá “criar” um público que provavelmente estará sempre frequentando e consumindo o seu conteúdo, “movimentando” o seu site e até mesmo comprando seus produtos ou serviços ofertados. Além da possibilidade de gerar renda com o Google AdSense, dentre outras formas de monetização. Investir em SEO, em muitos casos, pode acabar sendo até mais econômico e eficaz que outros serviços. Veja, muitas pessoas pagam para ter o seu site no topo dos buscadores, porém, um site bem desenvolvido e obedecendo as boas práticas de programação, um SEO bem fundamentado, etc., poderá ter resultados superiores, sem a necessidade de investir em anúncio pago. O que vier depois disso é lucro!

Outra vantagem do investimento em SEO, é que você estará aplicando em seu site, palavras-chave que provavelmente milhares de clientes estarão buscando nos sites de busca, ou seja, eles irão encontrar o seu site, de forma orgânica, quando estiverem procurando pelo que o seu site ou blog oferece.
Se você deseja começar a aplicar as técnicas de SEO e começar a atrair alto tráfego para o seu site ou blog, você pode ler o Ebook SEO Extremo!, da Cursos.Express. Eu super recomendo, pois através dele você terá mais detalhes e especificações de como utilizar essas técnicas e mais detalhes sobre este recurso.

Não é tão difícil quanto parece. Depois que você aprende todos os detalhes, você começa a pegar o jeito, e a cada nova postagem em seu site, você terá novos visitantes a cada dia lendo suas matérias e possivelmente comprando os seus produtos ofertados, caso seja este o seu foco.

Sucesso e prosperidade! 😉

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Sobre o Autor

Andy Xavier
Andy Xavier

Andy Xavier é Empreendedor Digital, Designer Web e Programador desde o ano de 2000. Criador do Sistema Cliponn Compras Coletivas, (sucesso de vendas entre 2011 e 2013) e que ajudou centenas de pessoas a ingressarem no mundo do Marketing Digital e terem o seu próprio negócio na internet. Atualmente é criador do Sistema de Dashboards Infinity Manager e é Produtor Digital da Cursos.Express. E não para por aí...

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